Vale a Pena Investir na Venda de Fotos na Internet?

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das principais dúvidas que surgem nas minhas caixas de entrada é sobre se vale a pena investir na venda de fotos na internet. Essa é uma pergunta comum, principalmente se você já tentando fazer isso ou se está pesquisando há um tempo sobre esse assunto.

De fato, se você considerar uma venda única de uma foto, que pode chegar a no máximo 1 dólar e alguma coisa (quando vende bem), talvez isso logo desmotive você a vender fotos na internet. Afinal, para conseguir ter uma renda razoável, você precisaria vender milhares e milhares de vezes.

Mas nesse artigo eu quero apresentar alguns pontos de vista que mostram como vale a pena investir na venda de fotos para internet.

Você Não Ia Usar Mesmo

Para começar, quero falar sobre seu HD ou arquivo de fotos. Se você já fotografa há um tempo, provavelmente já deve possuir pelo menos 1.000 fotos disponíveis ou guardadas.

Graças ao avanço do mundo digital, você pode tirar quantas fotos desejar sem ter que ocupar um espaço físico, e nem mesmo gastando para revelar essas fotos e comprar filmes. Isso naturalmente faz com que você clique centenas de vezes fotos que muitas vezes podem não fazer sentido naquele momento, mas que podem ser úteis no futuro.

Primeiro, você está aperfeiçoando a sua técnica. Quanto mais você clica, melhor você fica. Logo, é altamente recomendável que você ande com sua câmera para todo lugar que você for.

Segundo, essas fotos vão fazer parte da sua história, e podem ainda te gerar renda sim. Explico isso no próximo ponto. Mas, nesse tópico a minha ênfase é sobre o armazenamento dessas fotos nos seus HDs ou espaços em nuvem.

Se você talvez não se orgulhe tanto das suas fotos antigas, mas isso não é motivo para deixar elas ali acumulando espaço. E se você ainda não as deletou é porque viu algum tipo de potencial mínimo nelas. Seja sincero com isso.

E se viu um mínimo de potencial ou mesmo tem um certo carinho por elas, não há desculpas para não colocá-las à venda na internet.

O curioso é que essas fotos podem ser as que te trazem a maior renda. E por isso quero passar ao próximo ponto.

Você Nunca Sabe Qual Vai Vender Mais

Não tem a ver com a câmera. Não tem a ver com a lente. Não tem a ver com a edição. Você simplesmente não tem como saber qual das suas fotos vai vender mais.

Obviamente, com o passar do tempo, você vai ganhando experiência sobre os estilos de foto que têm maior potencial. Mas a verdade é que essa é sempre uma incógnita.

Sendo assim, não é porque você acredita que aquela sua foto do pôr do sol seja ruim, que outras pessoas vão achar ruim também. Na verdade, aquela pode ser a foto perfeita para alguém do outro lado.

Não subestime o poder de uma foto. Nunca. Você não tem esse controle.

Portanto, nada mais justo que deixar ela navegar sozinha. É como uma filha, que quando está concebida, depois de certo tempo, ela precisa seguir a vida dela. Desapegue dos seus medos e publique suas fotos para venda na internet.

Volume é o Poder

Não tem jeito. Se você quer obter uma renda razoável com a venda de fotos na internet, você precisa vender MUITAS fotos a cada minuto. E não existe tática melhor que possuir um extenso portfólio de fotos exposto nos bancos de imagens.

Sendo assim, se você filtrar demais quais fotos vai subir para os bancos de imagens, definitivamente vai achar que não vale a pena investir na venda de fotos pela internet. Mais uma vez, você precisa desapegar.

Envie algumas fotos com edição, e envie também fotos sem edição. Envie fotos novas e envie fotos antigas. Não deixe suas fotos acumularem espaço no seu HD. Faça elas trabalharem para você.

E enfim, vale a pena investir na venda de fotos pela internet?

Se você ama o que faz, tudo vale a pena. Logo, se você realmente deseja VIVER disso, vai precisar jogar o jogo em outro nível. Vai ter de tirar muito mais fotos e subir muito mais fotos. Investir em conhecimento, produção e equipe.

Mas, o fato é que existem pessoas que já vivem (e muito bem) da venda de fotos na internet. É preciso ser um pouco cético e perceber que eles são casos raros de 1 em 1 milhão. Mas existem!

E por que não pode ser você também?

Por que não?

Só existe uma maneira de saber. Começando. E quem sabe no futuro você possa vir aqui e contar essa sua experiência de viver de venda de fotos pela internet pra gente?

2 Comentários


  1. Excelente matéria! ! Estou aprendendo muito com você, pois também sou uma apaixonada por fotografia. Obrigada por suas dicas e preciosos vídeos. O material que você produz também é tudo de bom. Leio tudo que recebo. Valeu! ! ❤

    Responder

  2. Eu vim a conhecer seu trabalhar a partir dos videos do youtube. Curti a fan page e agora tou aqui no seu blog 🙂

    Tive uma unica foto vendida primeiro no fotolia, 0.18 $. Mas foram 13 aprovadas.
    Pensei: Por quê não?
    Trata-se de renda passiva, como poupança, ações… Então, todas as fotos que faço, dos clientes, sempre produzo algumas para enviar para o stock. Essa é minha estratégia.
    Mas claro, sempre pedindo autorização. Vou deixar aqui meu site. ok ?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *