O que alguns fotógrafos nos ensinam sobre o sucesso nos bancos de imagens

Tempo de leitura: 6 minutos

Será que o sucesso nos bancos de imagens tem receita? Segredo? Fórmula secreta?

Eu suspeito que não. Entretanto, algumas dicas podem fazer toda a diferença, especialmente quando a implementação delas se mostra responsável pelo sucesso dos fotógrafos que as receberam.

Com base nas dicas dos fotógrafos bem sucedidos com as vendas na Shutterstock, separei em 9 itens dicas que podemos aprender sobre o sucesso nos bancos de imagens.

Todos os fotógrafos bem sucedidos foram pacientes e receberam dicas. Aprenderam com elas e optaram pelo caminho que traria mais resultado. Que tal nos inspirarmos neles?

Conheça 4 Fotógrafos de Sucesso nos Bancos de Imagens

1- Arriscar algo novo pode valer a pena

Para Andrey Popov, o sucesso tem segredo e é bastante simples: escolha um tema de foto que esteja em alta, e a abordagem de novas perspectivas para ele.

Quando um comprador inicia suas pesquisas para encontrar a imagem que deseja, se depara com fotos muito semelhantes.

Por isso, a dica do fotógrafo é que arrisquem em novas cores, poses, figurinos e, principalmente, perspectivas para ilustrar aquilo que já é comumente encontrado na busca por alguns temas.

2- Uma pergunta fundamental: “Qual a melhor forma de ilustrar esse conceito?”

Se na primeira dica a proposta era de inovar antigos conceitos, dando a eles novas perspectivas, aqui, a dica aparece um pouco antes da inovação.

Para o fotógrafo Maglara, é indispensável que, ao escolher um tema, o fotógrafo se questione sobre qual a melhor forma de ilustrá-lo.

Isso porque o fator inovação nos dá abertura para abordar diferentes perspectivas para uma mesma ideia ou conceito. Mas, apesar disso, algumas abordagens e perspectivas dificilmente falham, por serem aquilo que o mercado precisa e procura.

Maglara afirma sempre partir de um conceito na hora de fotografar para o Shutterstock.

5 Tendências Visuais para Fotos em Bancos de Imagens

3- Capte um momento que represente uma história

Rafael Ben-Ari gosta de fotografar tribos indígenas e volta seus esforços para isso. De acordo com ele, uma imagem de sucesso deve captar e representar uma história em um momento decisivo.

Para ele, esse é o fator diferencial para o sucesso com as fotos. Associando um momento decisivo à boa iluminação e à escolha de boas cores, você estará transmitindo uma mensagem simples, mas com clareza.

4- Outra pergunta fundamental: “Por que alguém escolheria minha foto?”

Mesmo depois de investir em um processo consistente de pesquisa, planejamento, sessão de fotos e tratamento das imagens, todo fotógrafo deve se fazer a seguinte pergunta:

“Por que um comprador escolheria minha foto ao invés de escolher qualquer outra que ilustre o mesmo conceito?”

Aqui, voltamos ao que foi mencionado no primeiro tópico, o qual fala sobre o valor que a inovação pode ter.

Mesmo que você escolha termos de busca comuns e frequentemente fotografados, procure inovar e sempre tenha uma resposta para essa pergunta. Essa é a dica de Hugo de Woolf, que também afirma que as etapas de pesquisa e planejamento devem receber maior ênfase.

Como os autorretratos nos ajudam a fotografar pessoas

5- Conexão emocional com o comprador

Elena Elisseeva acredita que as fotografias de sucesso provocam uma conexão emocional com os compradores. Ou seja, as fotos que nos permitem imaginar toda uma história por trás do que está sendo representado são as que alcançarão o sucesso.

E para que isso aconteça, é elementar que você capture um momento genuíno e sincero. Assim, será possível que os compradores visualizem e captem o que a história por trás da sua foto pretende transmitir.

Isso provocará uma conexão emocional que fará com que sua imagem seja escolhida no lugar de uma outra que possa ser bastante semelhante no banco de imagens.

6- Sucesso no banco de imagens também depende de planejamento

Nessa dica, volto a mencionar a importância de um bom planejamento e de uma boa pesquisa antes de investir seus esforços técnicos nos ensaios.

Sergey Novikov volta a nos lembrar sobre a importância do planejamento. De acordo com ele, é fundamental que os modelos estejam a vontade e que ajam naturalmente.

Isso porque os detalhes importam muito mais e devem ser o foco do fotógrafo durante o ensaio. Iluminação, cores e a composição da foto como um todo.

Já que estamos falando de detalhes mínimos que causam grandes impactos, o planejamento e a pesquisa surgem como etapas indispensáveis para que você esteja alerta para os detalhes que despertarão o interesse dos compradores.

7- Mais perguntas: Por quem, como e onde a imagem será usada?

Essa questão é completamente intrínseca à pesquisa. Além de atentar para temas recorrentes entre as compras de fotos em bancos de imagens, você deve incluir no seu planejamento alguns propósitos para suas fotografias.

Como por exemplo, por quem, como e onde a imagem será usada. Isso dará a você um panorama abrangente de ideias e perspectivas nas quais você pode investir. E esse fator deve vir muito antes dos detalhes técnicos da sua foto.

8- Adobe Lightroom

Andrey Popov afirma que o Lightroom lhe proporcionou uma economia de tempo e esforços difícil de ignorar.

Quando estava no começo de sua carreira, recebeu a recomendação e depois de utilizar a ferramenta, nunca mais a abandonou.

O Lightroom se mostra muito funcional para aqueles que editam grande quantidade de fotos, por isso a economia de tempo. Além de ser mais fácil de usar do que o Photoshop, por exemplo.

Confira! 4 Dicas para Fotos Noturnas

9- Ideia, composição e cores

Esse é um dos primeiros passos do processo criativo dos ensaios de Maglara.

No item 2, Maglara nos atenta para a necessidade de partir da escolha de um bom conceito para fotografar. Com base nisso, deve-se ter uma ideia em mente, incluindo a composição e as cores daquilo que você deseja representar e transmitir com suas fotos.

Mais do que essa dica prática, o fotógrafo nos alerta para a importância de focar no seu amor por fotografar ainda mais do que no seu sucesso.

Isso porque o sucesso surge como uma consequência de um trabalho bem feito.

 

Essas foram as nove dicas de alguns dos fotógrafos que mais vendem na Shutterstock. Nos próximos artigos, falarei sobre mais dicas e apresentarei os fatores de influência e inspiração para esses artistas.

Sabemos que mesmo que tenhamos conhecimentos técnicos, há dias em que falta inspiração e o trabalho se torna mais complicado. Fique atento para os próximos materiais aqui do FotoAlma!

 

Gostou? Deixe seu comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *