5 dicas para escolher palavras chave em bancos de imagem

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Uma das mais recorrentes reclamações dos fotógrafos de bancos de imagens é: “me esforço, tiro boas fotos, me inspiro nas tendências do mercado, mas minhas fotos não vendem.”

Bom, como vocês já devem ter percebido, o sucesso nos bancos de imagens vai além da composição da foto e de sua qualidade. Diante desse impasse, hoje resolvi falar sobre um fator de enorme influência sobre a venda das fotos nesse contexto:

A escolha das palavras chave. O uso das palavras chave adequadas pode ser o que estava faltando para as suas fotos serem escolhidas antes das milhares de outras oferecidas nos bancos de imagens.

O que alguns fotógrafos nos ensinam sobre o sucesso nos bancos de imagens

5 Dicas para escolha de palavra chave nos bancos de imagens

Algumas dicas e ferramentas podem ser fundamentais para os seus objetivos com a fotografia.

1- Zoom in x Zoom out: perspectiva para vender nos bancos de imagens

Antes de escolher as palavras chave, você deve olhar para suas fotos sob uma perspectiva que vai do menor para o maior. “Reduzindo o zoom”. Ou seja, observe os objetos e detalhes da foto e vá aumentando sua visão para o “todo”.

O todo envolve fatores como: ações, movimentos, situações representadas, etc.

Descreva suas percepções e reserve o que concluiu para aplicar nas dicas que vêm depois.

Essa é uma boa técnica para que você tenha uma visão bastante panorâmica do que sua foto representará no banco de imagens.

2- Use a ferramenta de auto keywording

Além da Shutterstock, o Adobe Stock Contributor Portal também é uma boa forma de começar a upar suas fotos. Ambas as plataformas têm aprimorado suas ferramentas de auto keywording, que fornecem sugestões de palavra chave para cada foto selecionada.

3- Pense como o comprador

Com base no que você pode concluir depois de aplicar a primeira dica (e também a segunda), chegou a hora de lapidar suas conclusões pensando como seu comprador pensaria.

Você deve atender às necessidades do mercado para que suas fotos nos bancos de imagens vendam, o que nos remete às tendências, composição, escolha de cores, etc.

No que diz respeito à escolha de palavra chave, você deverá refletir sobre quais palavras chave os compradores pesquisariam para encontrar o que desejam dentro do tema das fotos.    

Evite palavras chave irrelevantes e se pergunte: “se eu fosse procurar pela minha foto, quais palavras eu usaria?”

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4- Representação e Conceito

Essa dica está diretamente ligada com a primeira, que sugere aos fotógrafos que descrevam de forma analítica o que a imagem representa como um todo e por meio dos detalhes.

Depois da sua descrição, você deverá pensar no que a imagem representa conceitualmente, para que assim, você possa escolher as palavras certas para descrevê-la.

Por exemplo, suponha que a foto é a de uma criança mergulhando na piscina.

O zoom in abrange detalhes como: a água da piscina, bolhas, a piscina, etc.

O zoom out captaria o momento: verão, calor, criança, diversão, etc.

A representação e o conceito dessa imagem seriam a de felicidade, calor, cores quentes, mergulho, verão, infância, férias, coragem etc.

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5- Mínimo 5 x Máximo 30

Você pode inserir no mínimo 5 palavras chave e no máximo 30 a 50 (dependendo do site). Por isso, tome cuidado com SPAM por escolher palavras irrelevantes demais. Além disso, invista na pesquisa para que a escolha de cada palavra seja assertiva.

Não se esqueça de separar cada palavra por uma vírgula (“,”).

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4 Coisas que você não deve fazer

#1: usar números

#2: usar informações sobre a câmera

#3: usar palavras chave muito descritivas

#4: usar palavras chave irrelevantes

 

Depois de investir nessas dicas, compartilhe comigo seus resultados. Ficarei contente em saber!

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