Como Evitar que Suas Fotos Sejam Rejeitadas

Tempo de leitura: 5 minutos

Um tempo atrás eu gravei um vídeo de como eu aprovei 3 Fotos que Haviam Sido Rejeitadas nos bancos de imagens. Esse vídeo deu um certo rebuliço na época. Eu realmente vi muitas pessoas com as fotos sendo aprovadas depois das dicas que mencionei. Para que suas fotos não sejam rejeitadas, não existe guia básico. É preciso entender a subjetividade das coisas e aprender com isso.

Afinal, do outro lado estão humanos fazendo julgamentos humanos. E por isso, imperfeitos. Logo, o que eu quero trazer nesse artigo, não é um conjunto de regras, mas sim de boas práticas que eu uso para conseguir fazer com que minhas fotos tenham um maior índice de aprovação.

Eu recomendo que você anote essas dicas para o momento do envio. Preparado? Vamos lá:

Mande Sua Foto para Mais de um Site

No vídeo eu mostro um exemplo de uma foto que foi rejeitada por um banco de imagens, mas aceita e vendida em outro. No caso, eu havia enviado uma foto para o Dreamstime e ela foi rejeitada. 

Nos motivos de reprovação, eles alegaram que minha foto não era útil e estava mal enquadrada (não com essas palavras, eles foram sutis). Eu não entendi muito bem, e mandei a mesma foto, do mesmo jeitinho, para o Fotolia. E fui aprovado!

Não só isso. Essa hoje é minha foto mais vendida! 

Imagine só se eu tivesse dado ouvidos para o que o pessoal do Dreamstime havia alegado? Bem... na verdade... eu acatei e apliquei os conselhos com atenção, em outras fotos depois. Mas o ponto não é esse. O ponto é que o que motivo de rejeição em um banco de imagens, pode ser irrelevante para outro.

Lembre que está lidando com inspetores humanos. Pode ser (e eu acredito muito nisso) que esses inspetores estejam sendo guiados por alguns vieses, que podem ser favoráveis ou não à sua foto naquele dia. Vamos falar mais disso em um dos próximos tópicos. Continue comigo.

Aprenda com a Avaliação dos Inspetores

Eu quero te convidar para um lado de positividade agora. Tente encarar tudo como algo positivo, inclusive a reprovação de algumas fotos suas. 

Uma das coisas positivas de ser rejeitado, é que os bancos de imagens são, na maioria das vezes, bem específicos ao explicar os motivos. Logo, você pode aprender muito com esse feedback. 

Com os motivos de reprovação, você pode adquirir conhecimento para as fotos futuras que você venha a clicar. Basta refletir um pouco. Ainda no vídeo que eu mencionei, uma das fotos tinha uma marca bem singela na blusa da minha esposa, e depois que eu tirei essa marca na edição ela foi aceita.

Além disso, aquela reprovação no Dreamstime me deu insights poderosos de coisas que eu busquei evitar ou melhorar nas fotos seguintes. Isso nos leva ao próximo ponto para aumentar suas chances de não ter fotos rejeitadas nos bancos de imagens.

Corrija os Erros para Evitar que Suas Fotos Sejam Rejeitadas

Não adianta lamentar. Em nenhum domínio da vida isso vai te levar para frente. A lamentação deveria ser extinta dos nossos sentimentos. Porque literalmente ela não leva a nada a não ser a própria lamentação. 

Por isso, foque em sempre melhorar, esteja determinado a corrigir os erros e evitar os motivos de reprovação. Somente assim, ao longo do tempo, você terá experiência e domínio do que funciona e do que não funciona. Dessa forma, vai poder aproveitar muito mais fotos que você tirar.

Ao se esforçar em corrigir os seus erros, com o tempo, você vai identificar rapidamente se uma foto tem chance de ser aprovada ou não. Na minha mentoria exclusiva, eu analiso as fotos dos meus alunos e rapidamente consigo identificar se aquela foto vai ser aprovada ou rejeitada.

Eu nunca mensurei isso exatamente, mas posso dizer com boa vantagem que ao menos 95% das vezes eu acerto. Mesmo assim, eu sempre recomendo que envie as fotos, pois como mencionamos, tudo é muito subjetivo. Exceto alguns itens, como presença de logomarcas e coisas do tipo.

Arrisque enviar a mesma Foto

Falamos disso anteriormente. Os inspetores que avaliam as fotos são humanos e, de repente, podem não estar em um bom dia. Já perdi a conta de quantas vezes eu enviei uma mesma foto reprovada depois de um tempo, e ela foi aprovada sem alterações.

Além disso, nesse outro dia, pode ser que outro inspetor tenha avaliado. Logo, não desanime na primeira reprovação. Nem na segunda. Nem na terceira. 

Se você acredita mesmo que aquela foto tem potencial, envie ela novamente. Exceto se já foi reprovada mais de 5 vezes. Isso já é um sinal que tem alguma coisa errada na sua foto.

Melhore a Cada Foto

Assuma um compromisso consigo mesmo. Melhorar sempre. 1% a cada dia. Cada dia 1% melhor. Às vezes, queremos melhorar tudo da noite para o dia, mas não é assim que funciona.

Busque dar um pequeno passo por vez. Uma pequena melhoria diária. Que tal? Isso não é difícil e está ao alcance de todos. Você pode aprender muito a melhorar seu portfólio somente com a venda em bancos de imagens. E ainda evitar que suas fotos sejam rejeitadas. Cada vez menos.

E a cada dia, você estará um passo adiante para conseguir uma boa renda com suas fotos. 1% todo dia e em 70 dias (pouco mais de 2 meses) você estará praticamente duas vezes melhor!

E o que você achou dessas dicas de como evitar que suas fotos sejam reprovadas? Acha que faltou alguma coisa? Conhece algo que a gente não sabe?

Coloca aí embaixo no comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *