Por que banco de imagens dá dinheiro

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabemos que banco de imagens é uma das formas mais abrangentes e, de certa forma, acessível de ganhar dinheiro fotografando. No entanto, certos detalhes não podem passar batidos!

Neste artigo, pretendo explicar de que forma o banco de imagens nos dá retorno financeiro e para quais detalhes devemos nos atentar. Afinal, o lucro não é muito grande, e queremos que ele cresça sempre.

Como me cadastro em bancos de imagens?

Esse tipo de imagem tem muita demanda

Banco de imagens é uma ferramenta amplamente utilizada por diferentes tipos de empreendimentos.

E, de maneira geral, essas ferramentas oferecem planos de pagamento que costumam não ser muito baratos. Apesar disso, o retorno monetário que chega aos fotógrafos não é condizente com esses custos de plano.

Acredita-se que, dependendo do banco, os fotógrafos podem receber entre 15 e 60% do valor de suas fotos.

É importante mencionar que a grande demanda por imagens de bancos aparece, aqui, como um impasse e também um benefício.

Isso porque a grande demanda abre oportunidades para a necessidade de diferentes tipos de fotografia. Além de ser um mercado constante.

Em contrapartida, essa “imensidão” de procura pode ser um fator de desvalorização dos custos das fotos, especialmente dos iniciantes.

Mencionei em outro artigo que comecei pelo Fotolia, e que os grandes bancos, como o Shutterstock, podem ser muito mais exigentes.

6 Dicas para Dar Visibilidade aos Seus Trabalhos com Fotografia

Você precisa produzir muito material

Esse parece ser um dos únicos caminhos para realmente ganhar dinheiro por meio de banco de imagens.

As fotos, individualmente, costumam render poucos centavos de dólar. Por isso, você deve entregar uma quantidade absurdamente grande de imagens.

Deve-se, também, atentar para as demandas desse mercado, a fim de fotografar conforme as necessidades e evitar rejeições.

Como sabemos, não basta simplesmente fotografar. Há todo o processo de seleção e tratamento das fotos, que costuma ser demorado, etc.

Uma dica é que preparem pastas com fotos relacionadas entre si para diferentes tipos de tendências (você deve, obrigatoriamente, pesquisar e estar atento para as tendências e necessidades do mercado).

Ou seja, dividir em “grupos” as suas fotografias.

Por isso, antes de investir nos bancos de imagens, prepare um vasto material e de qualidade. E isso nos leva ao próximo tópico do artigo!

Vale a Pena Investir na Venda de Fotos na Internet?

Esteja preparado para rejeições!

Esse é um fator a ser evitado a todo custo se você pretende ganhar dinheiro com banco de imagens. Por isso mencionei os tópicos anteriores.

Independentemente do seu esforço e tempo de carreira, a possibilidade de rejeição continuará existindo, sempre.

Diante disso, esteja preparado! Faz parte do ofício e lidar com isso de maneira otimista e despreocupada é a melhor saída para não perder a motivação.

Sob o aspecto das imagens dos bancos, a taxa de rejeição pode ser ainda maior. Muitas pessoas tentam vender suas fotos por esses meios.

Mas não se preocupe. Existem milhares de bancos e milhares de procuras. Invista nas pesquisas antes de voltar seus esforços para algo específico do seu conhecimento fotográfico.

3 fatores importantes

Volto a mencionar três questões fundamentais para a garantia do seu sucesso nas vendas de fotos para banco de imagens:

1- quantidade (para maior lucro)

2- qualidade (para menor rejeição)

3- tendências (para vender mais)

Voltem seus esforços para esses três itens! Eles são de extrema valia!

Como eu Ganho Dinheiro Vendendo Fotos

Observações finais

É válido mencionar algumas informações extras, que podem ser alvo de dúvida de alguns fotógrafos.

Como recebo o pagamento? Geralmente, via Paypal.

Quanto vou receber? Como mencionei, possivelmente entre 15 e 60%. Neste artigo fiz algumas contas para planejamento de lucros.

Há desconto por impostos? Sim. Você receberá seu pagamento tendo as tarifas já descontadas.

Espero ter ajudado a todos os interessados! Se restar alguma dúvida, deixe seu comentário e ficarei contente em responder.

3 Comentários


  1. É bem legal que tenhamos boas imagens, assim facilita a venda, e é claro está certo das tendências, pra isso requer um bom empenho e tempo, e não sei se o retorno Vale apena o esperado.

    Responder

  2. Sobre comentário, não tenho muito o falar, não tenho experiência sobre vendas de fotos pela internet, pelo o que percebo o retorno não é tão recompensador .
    Além disso precisamos de busca conhecimentos nas tendências q o mercado exigi .

    Responder

    1. Grande Ernani!
      Realmente o negócio é bem competitivo. O que me atrai é o fato de o retorno ser proporcional à nossa dedicação, além da possibilidade de fazer o que gostamos, de acordo com a nossa disponibilidade. Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *