Como os autorretratos nos ajudam a fotografar pessoas

Tempo de leitura: 3 minutos

Os autorretratos são reflexos encantadores e transformadores para qualquer fotógrafo. Além disso, podem ser uma incrível “ferramenta” para fotografar pessoas cada vez melhor.

Hoje, contarei a vocês por quais motivos considero os autorretratos fundamentais para nos ajudar a fotografar pessoas com mais perfeição!

6 Dicas para Dar Visibilidade aos Seus Trabalhos com Fotografia

1- Olhar com sensibilidade

Fotografar a nós mesmos pode nos trazer maior sensibilidade no olhar, fazendo com que nossos clicks sejam carregados dessa perspectiva sensível sempre.

É interessante observar como a fotografia de pessoas pode transmitir mensagens diversas. Para muitos profissionais, isso é um propósito a ser alcançado com qualquer foto.

Quando fazemos autorretratos, temos de olhar com carinho para nós mesmos, identificar aquilo que desejamos enaltecer e valorizar cada um dos detalhes que mais gostamos em nossos corpos.

Temos, também, que captar cada expressão, gesto, movimento e olhar. E, ao fazer isso com nós mesmos, adentramos um universo de confiança que nos permite olhar da mesma forma para outras pessoas quando forem fotografadas.

Dessa forma, o olhar sensível aparece como a primeira razão pela qual acredito que as fotografias com pessoas podem ser aprimoradas fotografando a si mesmo.

Como Vender Fotos na Internet

2- Com os autorretratos, cria-se sua identidade

Dar um ar “seu” para as fotos é muito essencial. É importante que cada trabalho tenha seu próprio diferencial, sua própria identidade. E essa pode ser uma dificuldade para muitos!

Às vezes nos aventuramos em diversos tipos de foto e edição, tornando o processo de criação de identidade muito abrangente. No entanto, os autorretratos nos auxiliam também sob esse aspecto.

Acredito que seja fundamental para essa circunstância que façamos perguntas a nós mesmos. Como por exemplo:

  • Que sensação desejo transmitir?
  • Que mensagem desejo transmitir?
  • O que quero enaltecer em mim (e nas outras pessoas)?
  • Quais traços posso chamar de semelhantes em meus retratos?
  • O que posso mudar?

Assim, respondendo sempre com muita sinceridade a si mesmo, será mais fácil identificar seu próprio papel dentro da fotografia. Afinal, fotografar é também uma forma de mostrar nosso lugar no mundo.

3- Autoconfiança em crescimento

Os autorretratos nos permitem “errar” livremente! Eles nos permitem aprender com nossos erros sem o medo de sermos rejeitados ou criticados.

Sabemos que dependendo da forma que uma crítica for feita, pode abalar consideravelmente nossa confiança.

A tendência é que, com o autorretrato, você conheça cada vez mais os pontos em que deve se aperfeiçoar e aqueles em que já está plenamente desenvolvido. Sendo ele um fator de fortalecimento da autoconfiança.

E, falo de autoconfiança aqui, não somente para fotografar pessoas. Mas também com relação à autoestima, considerando que a atenção dada para o próprio corpo será maior.

Como Evitar que Suas Fotos Sejam Rejeitadas

4- Explorar novas formas de edição

Considerando que as fotos serão suas, e também deixando de lado a pressão com as entregas para clientes, você poderá explorar novas formas de edição.

Podendo arriscar novos métodos, ferramentas, plataformas etc. Assim, temos, mais uma vez, oportunidades de evoluir na fotografia com simples autorretratos.

Esse momento de explorar e arriscar pode se relacionar bastante com o item 2, acerca da criação de identidade fotográfica. Sendo duas questões que se acrescentam.

Diante dessas quatro questões abordadas, posso afirmar com muita clareza que investir seu tempo e carinho nos autorretratos pode ser extremamente proveitoso para aqueles que desejam fotografar pessoas ainda melhor.

 

Espero ter ajudado e que possamos evoluir juntos sempre!

Gostou? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *