6 Dicas para dar Visibilidade aos seus Trabalhos com Fotografia

Tempo de leitura: 5 minutos

Profissionais que têm trabalhos com fotografia incrivelmente talentosos existem aos montes. No entanto, uma das maiores dificuldades da profissão é ter a visibilidade e o reconhecimento necessários para ter a fotografia como um negócio, um emprego.

Diante disso, formulei seis dicas indispensáveis para dar visibilidade aos seus trabalhos com fotografia. Confira!

1- Invista em uma conta no Instagram

Mais do que todas as outras mídias sociais, o Instagram pode ser a plataforma ideal para a divulgação dos seus trabalhos com fotografia.

Por isso, não se acanhe em investir bastante tempo aperfeiçoando cada vez mais as suas postagens.

A grande dica é que, além de divulgar suas fotos, criem posts de conteúdo para engajamento do público. E para fazer isso, é preciso conhecer seu público.

Se for o caso de o seu perfil já ter uma parcela consolidada de público, investir no impulsionamento de publicações por meio de posts patrocinados pode ser interessante.

De maneira geral, a primeira dica é que tenham o Instagram como um instrumento de trabalho. Dedicando seus esforços para atingir um grande engajamento dos seguidores com o material postado por você.

Antigamente outras redes sociais tinham bastante força sob o aspecto da divulgação de fotografias. Como por exemplo o Flickr, que comporta fotos sem alterar a qualidade.

Hoje em dia, o Pinterest também ganha cada vez mais usuários fiéis. No entanto, o diferencial do Instagram é a interação que se cria com o público por meio das mensagens, comentários e curtidas.

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2- Participe de concursos e exposições

O segredo e botar a cara a bater! Leve seus trabalhos para quantos eventos puder. Exposições, concursos, feiras, fóruns, premiações, etc.

Fazendo isso, você estará entrando em contato com diferentes públicos e potenciais clientes. Além de expor para pessoas que têm conhecimento técnico, podendo dar a você novas oportunidades e feedbacks produtivos.

Faça pesquisas e invista nos concursos e exposições que sejam do seu interesse e condizentes com o seu estilo dos seus trabalhos com fotografia.

3- Faça parcerias

As parcerias podem ser muito úteis. Por exemplo, leve suas obras a restaurantes, bares, lojas e comércios em geral e ofereça ao estabelecimento como item de decoração.

Essa será uma troca mútua e dificilmente será rejeitada! Escolha algum estabelecimento condizente com o seu estilo de fotografia.

É fundamental que além disso, você forneça ao local alguma forma do público entrar em contato com você. Seja por meio de cartões de visita ou simplesmente uma logo na fotografia.

Uma outra forma de usar as parcerias como forma de dar visibilidade ao seu trabalho fotográfico é investir em ensaios com pessoas de influência digital.

Se o seu ramo de fotografia não envolve fotos de pessoas, invista em parcerias fotografando ambientes amplamente frequentados ou algo do tipo.

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4- Desenvolva uma persona

Esse passo é essencial em relação a primeira dica, acerca do uso do Instagram como ferramenta de trabalho.

A persona significa um tipo de cliente ideal para os seus serviços. Conhecendo as características desse cliente, você saberá a melhor forma de se comunicar com ele.

O desenvolvimento da persona ditará os rumos dos seus posts de engajamento. Fazendo uma análise de público, será possível definir assuntos sobre os quais o público-alvo deseja ser informado.

Uma dica para engajamento é criar posts com perguntas, dicas, tutoriais, promoções, divulgação e making of de eventos, etc. Qualquer tipo de conteúdo que estimule as pessoas a marcarem outras já é bastante útil.

A persona definida também pode ajudar no desenvolvimento de um blog para o seu site. O que nos leva a outro ponto: ter um site - especialmente com blog - pode ajudar imensamente na comunicação com o público e também nas vendas.

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5- Tenha um portfólio virtual e impresso

O portfólio virtual é indispensável para os trabalhos com fotografia. No entanto, investir em um físico também pode ser interessante.

Essa seria mais uma forma de fazer as suas fotos chegarem a um grande número de pessoas.

Essa dica também se relaciona com a primeira e a anterior. Muitas vezes certos públicos não são usuários assíduos das tecnologias. Para esse tipo de cliente, o portfólio impresso pode ser útil.

Além disso, ao apresentar seu trabalho impresso para seus clientes pessoalmente, você poderá ter um retorno genuíno sobre suas obras. Você também estará demonstrando esforço, cautela e dedicação.

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6- Invista no marketing digital

Para alguns profissionais, essa dica pode ser viável somente após algum tempo de trabalho na área, devido aos custos.

No entanto, o marketing digital apresenta as estratégias mais eficazes para vendas nos dias de hoje. Seja para negócios recentemente iniciados ou não.

Os capacitados para desenvolver estratégias de marketing digital podem trazer resultados sólidos rapidamente para você por meio de conhecimentos técnicos diversos. Por isso, vale a pena o investimento.

Espero que as dicas tenham sido proveitosas. Muito sucesso a todos nós apaixonados pelo mundo da fotografia!

 

 

 

13 Comentários


  1. Como sempre, excelentes dicas. Acho interessantissimo seu encajamento em ensinar tudo que sabe. Parabéns, com ja falei antes, vc é um exemplo a ser seguido!

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  2. Estou sempre procurando conteúdo do tipo para aprimorar a forma de usar as redes sociais para divulgar meu canal. Seu post foi muito útil, obrigada!

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  3. Post maravilhoso. Estou tentando alavancar minha rede do instagram e suas dicas fazem parte do que faço para chegar ao objetivo. Mas, algumas achei maravilhosas como portfólio impresso, marketing digital (não consigo desenvolver). Obrigada pelas dicas ótimas!!

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  4. Caramba! Eu quero muito saber como fazer meu Instagram crescer para parcerias e etc. Achei super útil e precisava ler algumas dicas como essas de engajamento! Parabéns pelo post

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