Confira! 4 Dicas para Fotos Noturnas

Tempo de leitura: 2 minutos

As fotos noturnas podem ser um grande desafio e também podem exigir muita prática. No entanto, quando pegamos o jeito, acaba sendo muito divertido.

Diante das dificuldades encontradas pelos fotógrafos para captar cenas noturnas com qualidade, separei quatro dicas que considero importantes.

São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença e garantir cada vez mais a qualidade das suas fotografias.

4 Dicas para Fotos Noturnas

1- Velocidade do Obturador

É fundamental que você ajuste cada vez mais esse aspecto, conforme suas preferências. De maneira geral, é importante que o obturador tenha baixa velocidade, ou seja, longas exposições.

Isso fará com que sua câmera capte mais luz e a foto fique mais clara. Entretanto, cuidado para que a velocidade do obturador não atrapalhe os outros elementos da foto, isto é, para que não haja tanto ruído.

Falar sobre a exposição da foto nos leva à próxima dica, que complementa a primeira e também é fundamental para as fotos noturnas.

Como os Autorretratos nos Ajudam a Fotografar Pessoas

2- Use tripés

Você deverá manter a câmera estável para que as fotos não borrem. Considerando que a fotografia noturna exige a configuração manual da câmera, fotografar sem tripé pode ser arriscado!

Além disso, a baixa velocidade do obturador torna a falta de nitidez ainda mais provável quando a câmera não fica parada em alguma superfície estável.

Em contrapartida, sei que muitas vezes transportar tripés pode ser inviável. Por isso, recomendo que optem por tripés menores e de pernas dobráveis.

Caso você opte por não utilizar o tripé, procure manter a câmera apoiada em algum lugar. Devo mencionar que isso poderá limitar suas opções de enquadramento.

Por que Banco de Imagens Dá Dinheiro?

3- ISO com valores baixos

Regular o ISO em valores baixos garantirá maior nitidez para as suas fotos. O obturador também deve estar bastante fechado (use os maiores “f” da lente).

Essa dica pretende auxiliar na captação de luz, no campo de foco e também na nitidez das fotografias.

Algumas pessoas podem preferir o contrário. Essa dica é voltada para que seja mais fácil pegar a prática das fotos noturnas. 

Vale a Pena Investir na Venda de Fotos na Internet?

4-Luz Artificial

Se preciso, opte por levar luzes artificiais, como lanternas e painéis de LED. Mesmo que sejam improvisadas e de pouca intensidade. Em alguns casos, pode ser útil.

Essa dica não é muito prática em um sentido que, assim como no caso do tripé, o transporte pode ser complicado.

No entanto, é possível encontrar luzes artificiais pequenas e de custo reduzido.

O grande propósito é que você não utilize flash e que conheça cada vez mais as configurações da sua câmera. Habituando-se a configurá-la nas mais diversas situações, as dificuldades se tornarão prazeres divertidos.

As fotos noturnas podem ficar maravilhosas. Invista nas dicas!

Como Evitar que Suas Fotos Sejam Rejeitadas

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário, ficarei contente em responder!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *